Saiba porque é importante fazer a camada de drenagem em seus vasos e quais materiais é possível usar
A camada de drenagem é extremamente importante para o plantio em vasos, principalmente em vasos mais altos, aqueles que ultrapassam 15 cm de altura. Ela evita o encharcamento das raízes, o que causa uma série de problemas para as plantas, como o apodrecimento por doença fúngica.
Fungos se desenvolvem em ambientes com alta e constante umidade. Nas plantas, causam danos muitas vezes irreversíveis. Quando plantamos em vasos, toda a água da rega fica acumulada e a ação da gravidade leva a água para a parte de baixo.
É nesse momento que atua a camada de drenagem. Quando bem feita, a água acumulada não fica em contato com a terra, mas sim nessa camada e, aos poucos, é eliminada pelos furos do vaso. Quanto mais alto o vaso, mais alta também deve ser a camada de drenagem, em uma proporção de cerca de ⅓ da altura do vaso.
Mas, você pode estar se perguntando: o que usar nessa camada? O mais comuns é usar argila expandida, que vende em qualquer garden e alguns supermercados. Mas você pode adaptar muitas outras opções.
O mais importante é que sejam de origem mineral e que não acumulem água, para não apodrecer com a umidade constante. É possível aproveitar itens, inclusive, que normalmente iriam para o lixo e não costumam decompor naturalmente.
Veja alguns exemplos abaixo.
Acima da camada de drenagem ainda é aconselhável usar uma manta de TNT ou manta de bidim (ou mesmo coador de café usado ou jornal velho) para conter o substrato no vaso e não sair aquela água suja após a rega, mas esse é um assunto para uma próxima publicação.