Confira dicas de plantio deste que é um dos temperos mais usados na culinária brasileira
Originário da região mediterrânea, o orégano em sua forma seca é mais popular entre os brasileiros do que o orégano fresco, que não deixa em nada a desejar em aroma e sabor, sem falar de suas propriedades nutricionais antioxidantes e vitaminas K, A, C e completo B.
O orégano pode ser plantado em vasos de pelo menos 15cm de profundidade ou mesmo em jardineiras. Em vasos impermeáveis, como os de plástico, o solo pode ser composto de uma parte de areia, para evitar encharcamento das raízes, para cada quatro partes de substratos. Se usar terra comum no lugar do substrato, vale acrescentar uma parte de adubo, como húmus de minhoca, para enriquecer o solo.
É importante considerar sempre o lugar onde ele vai ficar. Se estiver exposto a chuvas, colocar um pouco mais de areia pode ser uma boa opção para que a época de chuvas não apodreça as raízes. No entanto, na época mais seca, as regas devem ser mais frequentes, mas apenas quando a superfície estiver seca.
O que é importante saber
🌞 O orégano é uma planta de sol pleno, que se adapta a meia sombra, isso significa que deve receber sol direto pelo menos 4 horas por dia para preservar suas propriedades e saúde. Menos que isso, pode não sobreviver por muito tempo.
💧 💧 A rega é moderada: sempre que a superfície do solo estiver seca, não deixando a planta muitos dias sem água e nunca encharcada.
➕ Não é exigente em adubação, por isso pode ser feita a cada três meses, preferencialmente com adubos orgânicos.
✂️ Em vaso, a colheita deve ser feita sempre que o ramo passar de 20 cm, para manter a vitalidade da planta. Basta cortar mais ou menos a metade do ramo, ou deixar sempre dois pares de folhas, pelo menos, para que rebrote com facilidade.
🌼 Ah, as flores podem ser brancas, como as da foto, ou rosas. Elas não atrapalham o desenvolvimento da planta e, ainda por cima, são comestíveis.
🐜 Fique atento a pragas como lagartas, pulgões e formigas.