Veja como identificar e tratar essa que é uma praga quase invisível e muita agressiva para muitas culturas
Quase invisíveis a olho nu, ácaros são um tipo de praga que, se não tratadas adequadamente, podem acabar com algumas culturas de forma muito rápida. Difíceis de serem observados, é importante ficar atento aos sinais que as plantas demonstram.
São aracnídeos fitófagos (vegetarianos) que se alimentam de partes das folhas, o que causa manchas amareladas, palidez e desbotamento da pigmentação das folhas. As folhas começam a ficar manchadas, parece que a planta está queimada de sol ou com doença fúngica.
Para ter certeza de que é uma infestação por ácaros deve-se olhar o caule e o verso das folhas e procurar por pequenas teias. Havendo teias, olhe atentamente para verificar a existência de minúsculos pontos pretos ou avermelhados em movimento. Estes são os ácaros e, muitas vezes, é necessário o uso de uma lente de aumento para conseguir enxergá-los.
Para tratar, é necessário, antes de mais nada e, se for possível, lavar a planta, com fortes esguichos d’água. Pode ser de mangueira ou debaixo de uma torneira. Essa medida irá eliminar a maioria deles. No entanto, rapidamente eles costumam voltar.
Os ácaros aparecem em plantas que estão com insuficiência nutricional de enxofre. Por isso, é recomendada uma adubação foliar à base desse micronutriente. No mercado existem diversas marcas de adubo a base de enxofre, alguns pronto para aplicação e outros para serem diluídos, conforme a orientação de cada fabricante, e aplicados com borrifador ou pulverizador.
Lembre-se de repetir a aplicação do adubo, conforme a orientação da embalagem, para garantir o combate adequado. Normalmente são necessários pelo menos três ciclos.